Skip to main content
notícias

Evento da IBEF Encontro de Finanças reúne advogados e executivos

By 28/08/2019janeiro 6th, 2022No Comments5 min read

Nosso sócio-fundador, Dr. Geraldo Luiz de Moura Tavares, participou na última semana, do Encontro de Finanças realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Minas Gerais, da qual este escritório é parceiro. Na oportunidade, a CFO da Anglo American, Ana Sanches compartilhou suas experiências profissionais e empresariais na área de finanças. Ela detalhou as operações da empresa no mundo e, em especial no Brasil, onde opera na rota Minas-Rio, com minério de ferro e com níquel. Sanches discutiu e destacou a importância da área financeira conhecer e se envolver no processo operacional. Leia sobre as considerações do evento.

Sobre o evento da IBEF

A convidada para o primeiro “Encontro de Finanças” do segundo semestre do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – seção Minas Gerais (Ibef-MG) foi a CFO da Anglo American, Ana Sanches, que compartilhou suas experiências profissionais e empresariais na gestão de finanças na noite do última terça-feira em Belo Horizonte.

Em sua apresentação, Ana Sanches detalhou as operações da Anglo American no mundo e no Brasil onde opera na rota Minas-Rio, com minério de ferro, e com níquel, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, no estado de Goiás. Destacou a importância da área financeira conhecer e se envolver no processo operacional.

Segundo Ana Sanches, para muitos é uma surpresa ver a CFO de madrugada, na troca de turno, conversando com os colaboradores sobre processos. “Precisamos conhecer os detalhes da operação para poder oferecer suporte. Não basta ler relatórios, muitos deles desnecessários. O importante é entender o que os dados significam e agir”, ponderou.

Em sua opinião, a gestão de finanças será cada vez mais desafiadora, e a tecnologia mais presente.

“A gestão financeira das empresas no Brasil foca em eficiência e produtividade, impulsionadas pela implementação de um modelo operacional eficiente. Planejamento, controle de custos e correção mensal do orçamento, sem esquecer de conduzir a inovação tecnológica nos processos, devem ser prioridade na gestão”, ressaltou a CFO.

Além de participar do comitê global de inovação em finanças, Ana Sanches também está fortemente engajada em um grupo de trabalho que vem discutindo a equidade de gênero nas suas unidades em todo o mundo. A ideia é focar, inicialmente, em propostas de mudanças que levem à equidade de oportunidades e de reconhecimento entre homens e mulheres.

Ana Cristina Sanches Noronha é graduada em Contabilidade e Economia pela UFMG, com MBA em Finanças na Harvard Business School e Columbia University. Antes da Anglo American atuou em empresas como Arthur Andersen e Deloitte. A sede mundial da empresa está localizada no Reino Unido e no Brasil a sede corporativa é em Belo Horizonte.

O diretor do IBEFMG, Júlio Damião, que conduziu o primeiro encontro destacou que a série de “Encontro de Finanças” da entidade, tem o objetivo de buscar o desenvolvimento dos associados, executivos de finanças, através do intercâmbio de ideias e experiências, cultivando os princípios da boa ética profissional, social e empresarial.

Os próximos eventos já estão programados. No dia 17 de setembro, o vice-presidente de Finanças e Relação com Investidores da Usiminas, Alberto Ono, vai apresentar o case empresarial: “Recuperação Econômica Financeira da Usiminas”. Na semana seguinte, dia 24 de setembro, o convidado será o CFO da Vallourec, Rogério Perillo, vai falar sobre sobre suas experiências e ideias na gestão de empresas multinacionais.

Fonte: Diário do Comércio