Skip to main content
notícias

Michel Temer assina decreto que regulamenta novo regime tributário para o setor automotivo

By 09/11/2018janeiro 6th, 2022No Comments3 min read

O presidente Michel Temer assinou ontem (08), na abertura da 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o decreto que regulamenta o novo regime tributário para o setor automotivo, chamado de Rota 2030. A assinatura do decreto aconteceu pouco tempo depois do Senado aprovar a Medida Provisória (MP) criando o programa. Em contrapartida aos benefícios fiscais instituídos, as montadoras de veículos terão de investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologia.

Em visita aos stands do salão, o Presidente destacou o avanço na tecnologia presente nos automóveis e defendeu as parcerias entre o governo e a iniciativa privada para o desenvolvimento econômico do país. Temer disse ainda que a medida representa “um grande avanço para o setor e para o Brasil”.

Michel Temer ressaltou que, a partir do Rota 2030, haverá mais investimentos no país. “A próxima edição (do Salão do Automóvel) poderá exibir mais avanços”, afirmou o Presidente, que ainda lembrou que o setor representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O anuncio da aprovação da Lei foi e comemorado pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfaeva), Antonio Megale, durante discurso durante o Salão do Automóvel. “Com essa aprovação, o Brasil pode se orgulhar de também poder ser líder em tecnologia automotiva. Vamos atrair novos investimentos e a nossa chance de um avanço ainda maior na engenharia do setor”, afirmou.

O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, ressaltou que o programa foi construído em conjunto e a partir do diálogo entre o governo e os empresários do setor. Marcos Jorge ainda ressaltou que, entre outros benefícios, a sociedade terá acesso a veículos mais eficientes, com índice menor de emissão de gases poluentes, maior grau de segurança e alta tecnologia. “Nossos carros poderão estar em pé de igualdade aos países mais desenvolvidos, e poderá até ultrapassar em tecnologia”, disse.

Marcos Jorge disse ter notado um grande avanço tecnológico nos veículos expostos no Salão do Automóvel e afirmou que, com o novo programa, os produtos a serem mostrados no próximo salão serão ainda melhores. Com informações da Agência Brasil.

Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters